segunda-feira, 9 de maio de 2011

Imposição de valores.

Segundo Durkheim fato social é tudo aquilo o que lhe é imposto pelo meio exterior, até mesmo coisas que você pensa que faz por vontade própria, na verdade você as faz porque a sociedade te leva a fazer. Ou seja, o indivíduo já vem moldado com valores, crenças, modos de pensar, de agir etc. desde pequeno, valores estes que vão de acordo com o meio social em que o mesmo vive.
Se hoje olharmos à nossa volta veremos uma sociedade padronizada, muitas vezes com as mesmas aspirações, porque nós já crescemos aprendendo determinadas coisas, com a noção de certo ou errado, do que pode ou não pode ser feito.
Para Durkheim cada sociedade tem sua particularidade e a mesma tem plena possibilidade de se desenvolver independente de qualquer outra civilização. E hoje o que vemos é um mundo globalizado, onde quase não há muitas diferenças culturais, mais é claro que há exceçoes. E por causa dessa "padronização" da sociedade, quando vemos alguma cultura diferente, ficamos extremamente espantantados e julgamos sem conhecer a essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário