terça-feira, 8 de março de 2011

Pensar: O privilégio para existir


Durante a leitura, pude constatar pontos importantes do pensamento de Descartes, pois podemos trazer o que foi dito há muito tempo atrás, para os nossos dias atuais.
O fato de criarmos um senso crítico, a ponto de pensar que seja parte da nossa verdade e sempre carregar conosco uma opinião certeira sobre determinado assunto, não faz de nós conhecedores do certo e porque não, do errado. Por exemplo, ao assistirmos um noticiário da TV, devemos estar ciente que nem tudo é verdadeiro, para que acreditemos logo no início. É preciso analisar outros pontos de vista e só assim, acreditar no que mais se aproxima da verdade. Cada um cria sua opinião ao seu modo de ver. Por isso, é preciso não acreditar em demasia naquilo que nos é imposto, mas sim buscar em nós a razão pra tal verdade.
É importante promover e instigar o "pensar", e não trazer tudo mastigado pronto para ser digerido. Acrescentar um algo a mais na essência de cada um, sem que se torne mais um alienado perdido no mundo, sem nada a contribuir.
Karen Tidori Kuboyama - 1º ano SS diurno / 2011