quarta-feira, 16 de março de 2011

Pense, critique e não se torne mais um alienado.



Após a leitura do texto de Descartes pude compreender o porque ele é conhecido como um dos "pais do racionalismo", uma vez que ele critica o ato de aceitarmos tudo o que nos é imposto e nao pensarmos sobre o que há por trás de palavras e intenções.
Parando para refletir não somente sobre as informações mas também sobre tudo o que nós "captamos" ao longo do dia e não aceitando tudo o que nos é imposto como verdade, deixariamos de ser "marionetes" da mídia, de certas pessoas e desse sistema capitalista que consegue nos moldar a seu favor e nos manipular, pelo simples fato de que nós não raciocinamos pela busca da verdade, pelo simples fato de que nós não nos damos ao trabalho de pensar, de criticar .
Enfim, é importante entender que nem tudo é verdade e que cabe a nós refletir sobre cada aspecto, para termos nossa própria opinião, nosso próprio pensamento e não adotar o que ouvimos de outrém, como verdadeiro. Não devemos ser "marionetes" dos pensamentos de ninguém, uma vez que cada indivíduo carrega consigo o dom do raciocínio, é absurdo não o usarmos.