sexta-feira, 15 de abril de 2011

Na mais perfeita harmonia




O positivismo de Augusto Comte defende que a sociedade deve ser sempre harmônica, sem revoluções violentas. Prega uma sociedade estamental, onde cada um tem seu lugar próprio e deve desempenhar a função para que foi destinado. Como no corpo humano o braço não briga para ser cabeça, na sociedade não deve existir uma luta de classes. A ordem é necessária para que possa existir o progresso pois para ele "Ninguém possui outro direito se não de fazer sempre o seu dever".

Positivismo: conhecimento e progresso


Para Auguste Comte, devemos passar por três estágios do conhecimento: o teológico, matafísico - estágios necessários ao amadurecimentodas formas de entendimento e explicação do mundo - e por último o estágio POSITIVO, ou seja, a maturidade do conhecimento.

O Positivismo criado por Comte, foi uma maneira de analisar e observar a sociedade, fora da perspectiva religiosa. Para ele, cada um deveria cumprir o seu " papel " dentro da sociedade,para que esta se desenvolvesse mais rápido. Dessa forma não existiria os conflitos e nem os inconformados.

" Suprimindo os conflitos, o progresso ocorreria tranquilamente."

Mayara Laudares Costa 1° SS Diurno

Sociedade de Robôs

A sociedade ideal de Auguste Comte não admite questionamento, rebelião ou qualquer gênero de "desordem". É um conjunto de pessoas passivas e conformadas. É a garantia do progresso científico, econômico e social e da supressão do pensamento crítico e da democracia.
Na sociedade da ordem não cabem inconformados, nem indignados, nem alternativos. Cabem, sim, robôs controláveis à distância, desprovidos de personalidade. Não existem Tiradentes ou Luther King Jr. Na sociedade da ordem, Nelson Mandela fica preso para sempre.
Fique tranquilo: na sociedade de robôs sempre há alguém mais capacitado para decidir por você. Mas ainda é preciso torcer para que os robôs não se desprogramem e acabem destruindo tudo. Enquanto isso não acontecer, o progresso está garantido.

(Tirinha: 8balls.com.br)

Rafaella Rodrigues - 1º SS noturno