terça-feira, 19 de abril de 2011

Véspera...


Querido Diário...
Mais uma vez recorro a você fiel amigo, a quem tanto me ouve e pouco me critica; Hoje vim para relatar as minhas experiências e criticas ao curso de filosofia positiva do tão condenado Augusto Conte...
Tudo acontecia normalmente durante a leitura do texto...até o momento em que analisei o primeiro parágrafo e não entendi nada... meu deus conte não podia ser mais claro? mesmo assim resolvi me aventurar na leitura e conhecer um pouco sobre os seu método.
Ao meu ver Conte era um cara meio rebelde, que cansado de ver o mundo idealizado pela teologia e pela metafísica resolveu idealizar um mundo baseado na filosofia positiva;que pregava um mundo regido pelas leis lógicas da sociedade,baseadas na ordem(estática) como único caminho para o progresso(dinâmica).
Ele condenava a ciência de sua época tanto na sua concepção quanto no seu ensinamento;Para ele a ciência era mal estruturada, pois sua divisão não se baseava em uma ordem coerente que não levava em conta uma serie de ligações.
O método proposto por ele defendia a reconstrução da ciência em seu conjunto, feita através de sua reorganização e na criação de uma nova física, a 'física social' que tem como base todas as outra, e que possui um grau de importância e de complexidade ainda maior;que por sua vez estuda a relação entre individuo e a sociedade, visando o conhecimento das leis dos fenômenos naturais,para sejam previstos e modificados a nosso proveito.
Querido amigo ante de eu ir, ainda quero deixar uma ressalva...que antes de criticar é preciso conhecer, e que não podemos analisar um autor ou um método apenas com um ponto de vista,pois apesar do método de contes ser conservador e hierárquico, suas idéias foram de suma importância na construção e na criação do que é hoje chamado de ciência social.
um abraço até a próxima ...

Positividade da filosofia





Augusto Comte, em seu curso de filosofia positiva, nos leva a compreender que o que era conhecido como filosofia positiva, hoje se tornou a sociologia. Traz também para nós, os ideais positivistas, que nos remete a pensar, em uma dualidade de ações, o "útil frente ao inútil".
Comte juntamente com a filosofia de Bacon, defende o ideal que a filosofia, só é verídica se for baseada em experiências, ações.
As idéias positivas surgiram com as grandes revoluções, frente a inquietação da população, tendo o intuito de entender a verdade, para se manter a ordem.

Josilene Facioli, 1º ano Serviço Social diurno

O positivismo de hoje

O que temos hoje? Um positivismo moderno, que se adequou às condições da sociedade. A partir do que posso afirmar esse pensamento?
Hoje apesar das diversas melhorias e conquistas, podemos afirmar que houve solução para as raizes de nossos problemas? Não o que muitos ingênuos não conseguem enxergar é que o governo vem fazendo conosco é suprimir os conflitos, sejam sociais e/ou ambientais para passar a imagem do tranquilo progresso que transcorre.
Apesar de todas as revoluções que surgiram contra a corrente positivista na época, atualmente mesmo que indiretamente ela exerce forte influência sobre nos seja na vida social ou mesmo profissional onde todos os dias temos que cumprir nossos papéis.
Estamos tão acostumados a jogar o jogo devido a convivência que nem percebemos. Estamos rodeados pelo positivismo; nossa bandeira nacional em seus dizeres"Ordem e Progresso" e principalmente em nossa cultura onde ainda temos aquela velha imagem de existem pessoas indignas por não cumprirem seu papel na sociedade independente das conseqüências que esta pessoa sofreu devido a sociedade patológica que vivemos, que como solução seguimos o positivismo englobando-as sempre com o objetivo programado em nossas cabeças a Ordem para chegar no Progresso, independente se vai contra meus princípios, os seus ou melhor de todos, sempre em busca do "bem maior".

Conhecimento ao longo do caminho

Antes que o homem se veja formado por suas opniões e inteligência pessoal ele passa por diferentes etapas de como ''pensar'' e ''ver'' a vida, como se em cada fase de seu crescimento uma lente apropriada para sua visão do mundo fosse lhe emprestada para satisfação momentânea onde ele não consegue uma lente mais avançada sem ter um questionamento e filosofia pessoal.

A primeira lente é a ''teológica'' que leva a crer cegamente em explicações sobrenaturais e uma intervenção divina que rege o universo isso nos é imposto já na primeira parte de nossa vida.Comparo com o batismo que nos é dado quando geralmente quando ainda somos reccém-nascidos e incapazes de fazer escolhas e crescemos acreditando fielmente em tudo que nos é dito até que um dia a explicação divina não nos convença mais.

Em seguida vem a rebelde ''metafísica'', pode se comparar a um jovem questionador que não quer apenas uma explicação mas quer saber como o que é , de onde veio , pra que serve , como funciona, a ''metafísica'' é aquele jovem que quebra o antigo brinquedo e tenta remontá-lo descobrindo por si próprio toda a mecanização.

E por ultimo vem a adulta e madura ''visão positivista'' que agora já passou por um processo de conhecimento por explicações teológicas e metafísicas mas que ainda assim não soluciona de modo convicente todos os problemas , o positivismo vem para observar como um velho sábio pequenos detalhes de toda uma problematização , parte por parte , onde se passa a pensar no individual para que depois seja feita uma união.

Ordem, progresso e a ciência como religião da humanidade





"Conhecer o positivismo, contudo, é particularmente importante aos brasileiros, devido à grande influência que esta escola filosófica exerceu no país na virada dos séculos XIX e XX." O objetivo da filosofia de Comte é a ordem e o progresso, lema inscrito na bandeira brasileira adotada após a proclamação da República. Além disso, o positivismo defende que só a ciência pode satisfazer a nossa necessidade de conhecimento, visto que só ela parte dos fatos e aos fatos se submente para confirmar as suas verdades, tornando possíveis a obtenção de "noções absolutas". Basicamente, a característica essencial do positivismo, segundo Comte, é a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. Desse modo, o positivismo é compreendido como a "religião da humanidade". Comte também formulou a "lei dos três estados" da evolução humana. Ele prossegue, caracterizando cada um dos estados, de modo a concluir que os primeiros dois estados foram necessários apenas como degraus para chegar em seu estado perfeito, o estado positivo: - o estado teológico, em que a humanidade vê o mundo e se organiza a partir dos mitos e das crenças religiosas; - o estado metafísico, baseado na descrença em um Deus todo poderoso, mas também em conhecimentos sem fundamentação científica; - o estado positivo, marcado pelo "triunfo" da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana.
Comte também ressaltou que cada um tem o seu papel fundamental na sociedade e que também era contra qualquer tipo de mudança de classe social. Por exemplo, se alguém nasce operário, é porque tem essa função na sociedade e morrerá operário; se o indivíduo nascer médico, ocupará essa função para sempre.

"O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim." (Auguste Comte)


Taowanah Lorena Vizoto - 1° ano de SS - diurno

Seguindo o Padrão da Sociedade, Sem Quebrar a Regra

        
                                                      

           O texto refere sobre positivismo, o Comte disse que todo mundo precisam passar por três estagios: teológico, metafísico e por ultimo positivismo; o teologia é o ponto de partida para formação intelectual, o metafísico é a fase de transição e o terceiro é a transformação final, a mudança definitiva e concreta, o positivismo. Essas etapas são essenciais para nossa vida.
         
          O autor propunha formular a sociedade para avanço, mas que tipo de progresso, ele refere? A ideia é, todas as coisas tem seu devido lugar, não podemos nós alterar a propria natureza dele, supondo: se jogamos uma pedra para cima, a tendencia dele é cair por causa da lei gravitacional, não há como fazer a pedra voar e nunca mais cair. Ao mesmo tempo, o Augusto fala sobre ordem, por exemplo: quem tem pais que são operários, os filhos necessariamente precisam ser operários também, quem tem pais que são médicos ou que possuem riquezas, é natural que seus descendentes continua na mesma categoria, pois as coisas precisam estar em equilibrio, não há como um pobre ser burguês ou um rico se tornar empregado, se acontecer isso, as coisas entrarão em confusão e desordem, distorcendo o circulo e contrariando a sua propria natureza, por isso o filósofo incentiva as pessoas se relacionarem com pessoas do mesmo nivel, inclusive casar com as pessoas da mesma classe social.

          A filosofia por si é algo abstrato, por isso é preciso ser analisado e depois colocar em pratica, mas só é possivel mudar aquilo que conhece, é entender o principal motivo da questão, saber qual é a causa da situação pra poder modifica-lo.

     Chu Hsien Jung - 1ºAno de Serviço Social / Diurno

Positivismo Útil

O Positivismo, qual será sua importância. Hoje em dia ele é visto como atrasado e fora de seu tempo. Críticas ao pensamento e principalmente às formas de agir dos positivistas. Fica muito fácil criticar sem a devida contextualização histórica. Claro que esta filosofia/metodologia se utilizada hoje em dia seria deveras anacrônica. Porém, a evolução da inteligibilidade humana passa por diversas etapas e o Positivismo foi uma das principais delas.

Pois é a partir do “espírito positivo”, como diz o próprio Comte, que o homem começa a aprofundar seus conhecimentos. Também é nesse momento que a ciência e o empirismo tornam-se as bandeiras a Humanidade. Sem esta teoria, revolucionária para sua época, a humanidade ainda estaria afundada em explicações teológicas e metafísicas. Baseadas muito mais em crenças que em comprovações empíricas.

Contudo, ao ler Auguste Comte, vejo que o principal legado do Positivismo à Humanidade foi a inquietude, a necessidade humana de aprofundar seus conhecimentos, de buscar explicações plausíveis e terrenas aos fenômenos físicos, sociais, etc. Mesmo que a teoria tenha seus limites, e são diversos eles. Cabe a nós extrairmos o "Positivismo Útil", o seja, que nos serve para os dias de hoje. Pois, foi a partir destes pensamentos que o homem percebeu a complexidade do universo em que vive.


Pedro Fernandes Russo, 1 SS Diurno

Positivismo: da Ordem ao Progresso

Estudando o positivismo vemos como ele busca manter a ordem através da separação de classes,
se nasceu filho de operário então será um operário se nasceu filho de um rico empresário então será um rico empresário. Fica bem claro nessa filosofia que quem nasceu pra ser o braço do sistema jamais chegará ao cérebro.
Os positivistas fazem de tudo para se manter a ordem nem que para isso tenha que cortar o mal pela raíz (literalmente) pois acreditam que só com uma ordem em que todos cumpram seu papel social(não importa qual seja o que importa é que voce não saia do seu lugar) se poderá chegar em um progresso mais rápido.

Desenvolvimento: Ordem para o Progresso

Positivismo, doutrina criada por Augusto Comte, sugere a observação cientifica da realidade, cujo conhecimento propicia o estabelecimento das leis universais para o progresso social e dos individuos. Nasce em um momento de convulsões sociais e insatisfações na Europa, como uma ciência com o objetivo de sair do mundo abstrato para uma análise concreta e útil, estudando os elementos reais da sociedade com um propósito revolucionário e progressista.
Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo científico, interpretando a história da humanidade, e a partir dessa análise, criar um processo permanente de melhoria e evolução.
Marca o amadurecimento do espirito humano, caracterizado pela subordinação do imaginário à observação e pregando a filosofia positiva como base para reorganização da sociedade moderna. Opositor á um socialismo utópico, preconiza a manutenção de cada orgão em seu devido lugar como pré requisito para o progresso, desenvolvimento e evolução social, mesmo esta implicando em uma sociedade estática.

Juliana Andrade Braga - 1ª SS Diurno