sábado, 23 de abril de 2011

A Estática e a Dinâmica do Positivismo

O Curso de Filosofia Positiva de Augusto Comte tem como objetivo criar uma nova ciência, sendo essa capaz de interpretar a sociedade e compreender os fenômenos naturais existentes. Essa ciência traria uma transformação profunda, pois ao contrário das outras filosofias, sua teoria propunha que se analisasse o real, quer dizer, embora conheçamos a filosofia teológica e a metafísica, nos concentremos no que é concreto, verdadeiro; assim, seu primeiro fundamento para essa filosofia foi "observar e interpretar".

Para Comte, a sociedade em que vivia sofria de uma "doença social" e ele tinha que descobrir a cura. Então, ele observa o funcionamento da sociedade e a interpreta criando uma teoria a respeito dela. Segundo ele, para curar essa doença, era preciso trabalhar com duas ferramentas essenciais: a ordem e o progresso. Quer dizer, para ele, a sociedade estava sem ordem, e sendo assim, como tudo no mundo tem uma ordem natural, a sociedade deveria caminhar do mesmo jeito. Melhorando a educação, formariam-se doutores e cientistas, melhorando a saúde haveria mais controle sobre a parte proletariada e assim tudo caminharia na ordem e no progresso, pois não haveria razão para o proletariado se revoltar e querer mudar de posição (quem pensa progresso são os cientistas e quem os coloca em prática são os operários). Para ele, o Estado tem que ser forte e cuidar bem da sociedade, para que a mesma funcione bem.

Outra questão do positivismo de Comte, é sua idéia a respeito dessa filosofia. Segundo ele, a filosifia positivista tem como objetivo transformar o inútil em útil, o incerto em certo, etc. e combinar todas as ciências para que haja um conhecimento uno.

Enfim, Comte propunha uma filosofia que fizesse uma reorganização social, melhorando a educação e mantendo a ordem de funcionalidade; filho de patrão seria patrão e filho de operário seria operário (mas sempre bem alimentado e limpinho), porque assim não iria querer mudar de posição por acreditar que a sua é de extrema importância para a sociedade.