segunda-feira, 23 de maio de 2011

Socialismo Utópico

Socialismo Científico

Sociedade Ideal

O socialismo utopico elaborado por Saint-Simon , Charles Fourier,
Louis Blanc e Robert Owen foram os primeiros a elaborar a teoria
de que a sociedade fosse igualitaria,sendo considerados como
socialistas utopicos.
O Socialismo científico posteriormente elaborado por Marx e Engels,
eles consideraram que a propria sociedade capitalista iria causar a sua
queda, criando a classe operária.
Criando assim uma sociedade ideal e igualitária,
aonde não haveria mais divisão de classes.

A grande nova ideologia


A paritr da nova ideologia criada por Engels e Marx, o Socialismo científico, o materialismo dialético passa a servir de base, ou seja, empreender qualquer conhecimento científico de outra área.
Nesse sistema há uma crítica ao Socialismo utópico, por consequência à metafísica. Como exemplos de pensadores utópicos, podemos citar Saint-Simon, Owen e Fourier. Essa crítica deve-se ao fato do Socialismo não ser expontâneo e ir além da empolgação.
Esse Socialismo possui referências positivas ao Iluminismo: esse movimento do século VXII, conseguiu retirar do poder clero e nobreza, porém ao libertarem-se desses poderes, surge a nova ordem, a burguesia.
Toda ideologia deve ser respeitada, independente do que defenda, porém, isso não significa que seus filósofos defensores devam ser santificados, ou que esse movimento vire religião. Tudo que é derivado do homem possui suas falhas.


Jacqueline Janoszka Miani - 1 SS noturno

O Socialismo nascendo do capitalismo


Pensadores do século XIX como Saint-Simon, Owen e Forrier que influenciados pelo iluminismo, apresentam idéias de um socialismo. Porém estas idéias eram consideradas por Engels como utópicas, para ele o verdadeiro socialismo deveria ser baseado na realidade, sendo necessário compreender e desenvolver o capitalismo, para se obter forças produtivas como capacidade de produção, maquinas, ciência que se tornam ferramentas para o desenvolvimento do socialismo cientifico, sendo assim o socialismo nasceria do capitalismo.




Aline Barbosa Cardoso – 1 Ano SS Noturno


O socialismo científico, diferentemente do utópico (que monta uma sociedade perfeita, nos sonhos), é feito através de uma análise detalhada da sociedade real.

Ele nasce a partir do capitalismo, ou seja, chegaria o dia em que a dinâmica da sociedade a fizesse ver as contradições do capitalismo e perceber a manipulação cotidiana por parte dos que mantêm o poder (que oferecem o básico para quem nada tem, a fim de serem vistos como pessoas que se preocupam com o bem estar social, fazendo com que muitos não enxerguem que esse básico fazem parte de seus direitos).

A classe trabalhadora não seria mais alienada e nem aceitaria o mínimo, pois passaria a ter consciência que é explorada por parte das classes dominantes e seria uma ferramenta essencial para que o capitalismo deixasse de existir.

Mas quando?

Até quando os explorados continuarão se mantendo calados por medo de perderem o pouco que lhes restam? Até quando a sociedade vai ser individualista a ponto de não se revoltarem por medo de perderem seus empregos e outros tomarem seus lugares? Quando as pessoas vão se unir em prol da justiça? Até quando teremos que ver pessoas passando fome para que uma outra possa comprar carros importados? Até quando esta manipulação se dará? Quando poderemos dizer que a alienação teve um fim, que o povo enxergou seu papel na sociedade e que todos têm seus direitos e deveres?