segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trabalho Subjetivo e Objetivo.


Anteriormente ao surgimento das máquinas e da indústria moderna, o trabalho subjetivo predominava, pois ainda não havia o interesse em “arrecadar”, assim como também não havia o mercado interno,os indivíduos trabalhavam, construíam e cultivavam para sua própria subsistência, e utilizavam apenas o excedente para negociar, negócio esse, que também era sem fins lucrativos.

Artesãos faziam seus objetos construindo de acordo com sua vontade, com sua idéia, sem uma idéia pré determinada. Trabalhadores plantavam como lhe convém para a sua subsistência.

A partir do momento em que a produção se faz em grande escala, vem com uma pré definição, passando por uma máquina que ditava o que o trabalhador deveria fazer e o mesmo só a controlava,quase se tornando apenas mais um apêndice da maquina, o trabalho passa ser objetivo em maior escala,pois o trabalhador age conforme o que o capital e o mercado exige através da sua força de trabalho. Assim contribuindo para os fins lucrativos e comercias da empresa, e a mais valia do capitalista e não apenas voltados para o próprio consumo.

Higor Mouro

Maiara alif

Larissa Barbin Gasola

Guieni Kelly Bandin de Castro

Anna Caroline

Fernanda Dalavale Tozatto

Andressa

Beatriz Araújo