terça-feira, 7 de junho de 2011

Era Uma Vez o Minotauro...


           A Indústria constitui uma revolução no mundo do trabalho, pois em virtude da precisão, rapidez, facilidade e produtividade em grande escala das máquinas,  a força de trabalho humana foi substituída por ela, gerando mais lucro aos seus donos, empobrecendo os trabalhadores e ascendendo lucro aos capitalistas.
Diante do capitalismo e do advento da máquina, a força muscular era dispensável, podendo utilizar trabalhadores imaturos e sem grande força muscular, como mulheres e crianças na aplicabilidade da ordem do capital, colocando famílias sob o comando do mesmo.
 A crueldade da ordem vigente, a super exploração da força de trabalho, o aumento do custo de vida da família operária, tráfico de crianças, ruína física adulta e infantil, assim como a monstruosa mortalidade de filhos dos trabalhadores, conduziu à revolução entre maquinaria e força de trabalho. Com a devastação exaustiva do capitalismo e diante da repudia dos trabalhadores, foi atestada a lei que limitava a idade de doze anos para poder utilizar crianças para uso produtivo, teve a jornada de trabalho que foi reduzida para 6 horas, e também as crianças precisariam cursar o ensino primário.
           Ainda assim o fariseu Capitalista, “O Minotauro” que “alimenta-se” de pessoas, buscavam burlar as regras em nome da mais-valia; ou seja, o minotauro representa o capitalismo que “engole” os operários, enquanto um concentra o acúmulo da riqueza o outro é explorado e alienado, muitas vezes acreditando que o trabalho trará uma vida melhor e dignidade. Diríamos que os trabalhadores são os gregos que entravam no “labirinto” , aqui representado pelo sistema, para tentar mudá-lo, contudo, acabam se perdendo ou sendo desordenado pelo “Monstro”, que é o capitalismo.
                                   



Trabalhador - SEU JORGE

Está na luta, no corre-corre, no dia-a-dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar

Trabalhador...
Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador...

E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar

Trabalhador...
Trabalhador brasileiro
Garçom, garçonete, jurista, pedreiro
Trabalhador brasileiro
Trabalha igual burro e não ganha dinheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador...

Sugestão de video: 
http://www.vagalume.com.br/seu-jorge/trabalhador.html