segunda-feira, 28 de maio de 2012

A diferença entre socialismo utópico e cientifico.


 A existência do capitalismo e da sua essência desigual ajuda no surgimento da teoria do socialismo, pois os pensadores da época perceberam essa essência e trabalharam em uma teoria que fosse igualitária para ambos os lados da sociedade, e que não só a burguesia fosse privilegiada. Preocupando-se com uma sociedade ideal, perfeita.
Deste modo, os pensadores acreditavam que a implantação do socialismo ocorreria de modo lento e gradual, seria estruturada em meio ao pacifismo e com o apoio da burguesia.
 O que se mostra falho depois da Revolução Francesa, onde a burguesia resolve se refugiar na corrupção do Diretório e no despotismo napoleônico. E o pensamento de implantar pacificamente e lentamente o socialismo utópico se converteu em uma guerra de conquistas.
Já o socialismo científico estudado por Marx e Engels preocupa-se em estudar o capitalismo e as suas contradições, considerando o socialismo utópico uma visão ingênua da sociedade corrompida pelo capitalismo.
 E nesta visão, os dois chegam à conclusão de que o capitalismo se autodestruiria por seus elementos desiguais e quando a classe trabalhadora entendesse isso, o capitalismo entraria em decadência.
 Marx e Engels chegam à conclusão de que o socialismo seria uma parte intermediária para esta mudança da sociedade. O estágio final seria o ápice, a sociedade comunista, onde não haveria Estado propriedade privada e classe dominante e representaria o máximo da evolução do homem na história. 
Analisando estes fatos, acredito que o socialismo utópico é uma forma leviana e ingênua de se pensar, pois a sociedade já esta corrompida pela visão de lucro antes mesmo do surgimento do capitalismo, no feudalismo notamos isso, senhores feudais querendo mais terras. É um fato que se fossemos implantar o socialismo na sociedade, não seria de modo pacifico como nota Marx e Engels.
Entretanto, não acredito que se possa existir uma sociedade igualitária neste momento da sociedade, pois as pessoas buscam apenas o seu próprio lucro. Mas acredito que se a sociedade estivesse preparada pra esta revolução, isto aconteceria por meia das ideias de Marx e Engels.

Karina Emika Mori - 1° Ano de Serviço Social - Noturno 

16 comentários:

  1. Acho que o post ficou ótimo porém acho que se fosse colocado em tópicos ajudaria a organiza-lo melhor. A linguagem está bem formal o que facilita para fazer um trabalho de apresentacao. obrigada, ajudou de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim "separa em tópicos" ?

      Excluir
    2. Gostaria de informar que o texto foi escrito em forma de dissertação, não há como ser separado em tópicos.
      É um texto que escrevi sobre uma das aulas de sociologia no meu 1° ano de Serviço Social. Mas que bom que tenha ajudado. :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza esse texto está ótimo. Parabéns me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  7. Todos que criticam aqui são meros estudantes que apenas querem um trabalho pronto, lamentável. ''Separa em tópicos'' foi o pior. Desconhecem a estrutura de texto em que foi posta as ideias, tudo aqui está organizado.

    Enfim, foi muito esclarecedor pra mim, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  8. O texto ficou otiimo.. vai me ajudar dms na recuperacao.. OBRIIGADA!!! (Y)

    ResponderExcluir
  9. O texto está muito bom e esclarecedor. Quem deseja um trabalho pronto e dividido em tópicos pode fazê-lo também, em vez de usar erroneamente a língua portuguesa para criticar, ou seja, estudem e aprendam primeiramente a escrever, aprendam a produzir e depois critiquem quem produz

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bom, e muito bem organizado... É uma pena que algumas pessoas não valorizem o trabalho de quem o escreveu. E a propósito, o blog é muito bom também. Me ajudou a estudar para a prova!! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh seu texto está OTIMO não liguem para esses bobões não sabem NADA e ainda criticam os outros, eu adorei foi bem resumido você apresentou as principais idéias e colocou sua opnião no final, parabéns e não de importância para esses comentários, eles não sabem o que falam...

    ResponderExcluir