terça-feira, 10 de abril de 2012

O VERDADEIRO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA LIMPEZA DA MENTE

          O MÉTODO DO CONHECIMENTO , PROPOSTO POR FRANCIS BACON É INTERESSANTE E COMPLETO.A CURA DA MENTE É UM MÉTODO DE CONHECIMENTO MUITO PROFUNDO, ONDE O FILÓSOFO COLOCA QUE É NECESSÁRIO "FAZER UMA LIMPEZA" DE TODOS O NOSSOS CONCEITOS ADQUIRIDOS AO LONGO DE NOSSA VIDA E TAMBÉM A LIMPEZA DE PRÉ-CONCEITOS E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA CONCRETAS FORMULAR UM CONHECIMENTO VERDADEIRO.
           PARA BACON ,PARA FAZER CIÊNCIA, TEMOS QUE ELIMINAR OS ÍDOLOS DA MENTE.
ÍDOLOS DA TRIBO: ME ATRAPALHAM A FAZER UMA REFLEXÃO DO MUNDO REAL.
ÍDOLOS DA CAVERNA:  A MINHA EDUCAÇÃO, OS CONCEITOS FAMILIARES,MEUS VÍCIOS, HÁBITOS, QUE ME ATRAPALHAM A ANALISAR A VERDADE.
ÍDOLOS DO FORO:  A INFLUÊNCIA DE GRUPOS E ASSOCIAÇÕES, QUE ME ROTULAM.
ÍDOLOS DO TEATRO: AS MINHAS SUPERSTIÇÕES, A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO, QUE ME FAZEM SER FECHADA MORALMENTE. 
             PORÉM, ACREDITO SER UM TANTO IDEALIZANTE ESTA PROPOSTA,POIS SE CONSEGUIRMOS ADQUIRIR UM CONHECIMENTO OU NO NOSSO CASO,LIDAR COM UM USUÁRIO LIMPOS DE NOSSOS PRÉ-CONCEITOS PESSOAIS, OLHANDO PARA O OUTRO COMO ELE É REALMENTE,CONSIGO FAZER UM TRABALHO PROFUNDO COMO ASSISTENTE SOCIAL, E TAMBÉM ME TORNO  UM SER HUMANO MELHOR.
             É UM IDEAL A SER ALCANÇADO,CONQUISTADO SEMPRE , PORÉM NUNCA O SERÁ NA TOTALIDADE. E CHEGAR A ESTA CONCLUSÃO DE NOSSA LIMITAÇÃO É TAMBÉM UM CONHECIMENTO VERDADEIRO, POIS SOMOS SÓ SERES HUMANOS. 

ANDRÉA DEFENDI FELICIANO- SS DIURNO 

O VERDADEIRO CONHECIMENTO

O MÉTODO DE CONHECIMENTO, PROPOSTO POR FRANCIS BACON É MUITO INTERESSANTE E COMPLETO.A CURA DA MENTE É UM MÉTODO DE CONHECIMENTO MUITO PROFUNDO, ONDE O FILÓSOFO COLOCA QUE É NECESSÁRIO"FAZER UMA LIMPEZA" DE TODOS OS NOSSOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DA VIDA, BASEADO TAMBÉM NOS CONCEITOS PRÉ- DETERMINADOS , ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS CONCRETAS FORMULAR UM CONHECIMENTO VERDADEIRO.
       
          É MUITO INTRIGANTE ,ESTA PROPOSTA DE BACON,ONDE PARA FAZER CIÊNCIA, TEMOS QUE ELIMINAR OS ÍDOLOS DA MENTE,QUE SÃO: OS ÍDOLOS DA TRIBO, QUE ME ATRAPALHAM A FAZER UMA REFLEXÃO DO MUNDO REAL. OS ÍDOLOS DA CAVERNA, A MINHA EDUCAÇÃO, OS CONCEITOS FAMILIARES, OS MEUS VÍCIOS, QUE ME FECHAM MORALMENTE. OS ÍDOLOS DO FORO, AS INFLUÊNCIAS DE GRUPOS E ASSOCIAÇÕES QUE ME ROTULAM.E OS ÍDOLOS DO TEATRO, MINHAS SUPERSTIÇÕES, RELIGIÃO E OUTROS CONCEITOS QUE ME ATRAPALHAM A ACEITAR O VERDADEIRO CONECIMENTO. .
          PORÉM ACREDITO SER UM TANTO IDEALIZANTE ESTA PROPOSTA, POIS SE CONSEGUIRMOS, NO MOMENTO DE ADQUIRIR UM CONHECIMENTO, OU DE LIDAR NO NOSSO CASO COM UM USUÁRIO DESPIDA DE TODOS ESTES ÍDOLOS, ENTRAR NA CONDIÇÃO DE VIDA DESTE, LIMPA  DE PRÉ-JULGAMENTOS, DOS MEUS CONCEITOS PESSOAIS,DA MINHA FORMAÇÃO RELIGIOSA, MORAL E OLHAR PARA O OUTRO,COM UM OLHAR LIMPO E ACEITÁ-LO COMO ELE É REALMENTE . COMO ASSISTENTE SOCIAL CONSIGO FAZER UM TRABALHO PROFUNDO E VERDADEIRO. NÃO SÓ COMO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM COMO SER HUMANO.
           É UM IDEAL A SER ALCANÇADO  E CONQUISTADO SEMPRE , PORÉM NUNCA O SERÁ NA TOTALIDADE.
CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO TAMBÉM É UM CONHECIMENTO VERDADEIRO,POIS SOMOS SERES HUMANO.  

A experiência e sua virtude

Francis Bacon veio ao mundo para mostrar ao Homem, que o poder da idolatria traz a mente impurezas,
ele veio para limpar todos os tipo de idolatria existente.
Suas razões eram movidas pelas suas experiências, para encontrar uma razão era preciso eliminar qualquer tipo de fantasia e apagar qualquer certeza que o homem não poderia enchergar ou dominar.
A perspectiva de Bacon é... -Seja qual for sua natureza, é preciso interpretar-la e explora-la  para chegar a uma razão, sendo assim, não há possibilidade de opinar ou criticar algo que não tenha contato.
Então para Bacon, qualquer razão só é encontrada cientificamente, e precisa ser comprovada e empirica. Não podemos deixar nossa mente ser guiada por si mesma, precisamos sempre tomar conhecimento de nossos pensamentos, nossa mente não é considerada vazia quando temos experiências.
E essa ciência deve-se ser compartilhada, viver todas experiências possiveis e compartilhar todo conhecimento, e o principal caminho para um conhecimento cientifico é pesquisar o que se quer ter razão.
Concluindo que o conceito de Francis Bacon ao querer eliminar os idolos,nos torna pessoa mais independentes e de opiniões próprias sem a interferência da televisão, do comércio, supertições e etc, e para descobrir os conhecimentos cientificos é preciso desvendar os poderes divinos e das criações de Deus...como a energia, o ar, o oxigênio e todas as obras que Ele concedeu ao Homem.

Duvidar-se do provável!

Descartes por sua vez, tinha como principios obedecer as leis e aos costumes de seus pais, e assim somente obter opinião própria apartir de suas experiências vividas e praticadas. Buscava sempre o caminho mais firme e decidido possivel em suas ações, acreditava que caminhando retamente seria o caminho mais certo para encontrar uma resposta para suas dúvidas, e de maneira nenhuma mudar esse caminho por poucos motivos.
E podemos realmente notar que quando não temos o poder de obter as verdadeiras respostas que procuramos, devemos então manter a resposta mais provavel que encontramos, e assim era o pensamento de Descarte, na medida em que vão se dando conhecimento dessas respostas através da prática elas deixam de ser duvidosas.
A grande filosofia de Rene Descartes era ''Duvidar'', ele acreditava que duvidando até do que ja havia certeza absoluta,pode muitas das vezes mostrar ao homem que nossos sentidos se enganam, e há sempre novas respostas a ser descobertas.
Conclui-se que o homem não necessita de corpo e sim de alma, porque para pensar é preciso existir, e assim dá-se sentido as palavras de Descartes ''Eu penso, logo existo''.Ele infatiza a ideia que o homem esta dia após dia em busca da perfeição e em busca de igualar-se a Deus. Ele nunca eliminou a existência de Deus, mas sim acreditou que Deus foi o ponto de partida da Humanidade, e o utiliza como ultima instância, vendo que o homem é totalmente capacitado e inteligente para comandar o mundo.