terça-feira, 1 de maio de 2012

O AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM COMO BASE E O PROGRESSO POR FIM....

 O positivismo tem como ideias-chave a LEI DOS TRÊS ESTADOS; para Augusto Comte o pai da sociologia. todo individuo passa por estas três etapas como forma de conceber suas ideias da realidade.
São estas três etapas:
1°-->O TEOLÓGICO:  onde o homem explica a realidade através de entidades sobrenaturais (os deuses)
2°-->O METAFÍSICO: este seria meio termo entre teologia e positividade, ao invés de deuses são entidades abstratas  que são usadas na explicação da realidade (o povo, o mercado financeiro, etc)
3°--> O POSITIVO: onde deixa-se de buscar o "porque" e passa-se a buscar o "como" das coisas, usando a descoberta e o estudo das leis naturais. Busca-se então o observável e concreto.

Para Comte era possível através de um modelo científico observar a vida social; para ele a base do progresso social era a ordem, ou seja; cada qual deve ocupar o lugar que lhe cabe na sociedade, um advogado é um advogado, um executivo é um executivo, um lixeiro é um lixeiro, cada um deve respeitar seu lugar na sociedade.
 Mas não devemos ver Comte como um preconceituoso; pelo contrário, para ele todos temos o mesmo valor perante a sociedade, porém cada um exercendo sua profissão da melhor maneira e todos unidos para movimentar essa grande máquina que é o mundo em que vivemos.
O positivismo de Comte tem inspirado muitas pessoas ao longo dos anos, como por exemplo, os criadores da nossa atual bandeira nacional onde o lema é ORDEM E PROGRESSO,isso por que a maioria deles eram seguidores dos ideais de Comte.


Francielli J.da Silva- 1°ano Serviço Social-noturno