quarta-feira, 13 de junho de 2012

O manifesto!

Escrito a um tempo atrás, mais até os dias atuais não dito como ultrapassado e creio eu, que nem hoje e nem nunca!
Incrível como a cada segundo esse capitalismo em que vivemos se supera com uma nova invenção, com algo novo a aguçar nossos desejos ! Incrível o modo em que é inovada essa destruição criativa.
Incrível também, como esse mesmo capitalismo é dependente também da classe desprivilegiada,para que ele sobreviva é necessário que em todas as nações usem roupas e sapatos de marcas famosas,é necessário uma   antropofagia generalizada!
Um fato que me deixa chocada, é que o capitalismo tem o poder de transformar até mesmo sentimentos em mercadoria.
É criado um certo fetiche da mercadoria em cima de completamente todo o mercado e assim a sociedade vai se alienando a cada vez mais. 
Marx não diz que a burguesia criou coisas inúteis para a sociedade, pelo contrário Marx celebra toda a maravilha que jamais outra classe teve a capacidade de criar, ele faz uma crítica em cima de COMO É UTILIZADA toda essa maravilha ! Em cima de mais valia, em meio a uma gritante desigualdade! A burguesia desfruta de tudo isso até se saturar, enquanto os miseráveis mal sabem qual a sensação de possuir tal coisa. Marx questiona o porque não todo o mundo poder desfrutar de tudo que nos traz bem estar ? 
E outro fator importantíssimo que é mensionado no manifesto é: Porque não nos utilizarmos dos próprios instrumentos que a burguesia nos proporcionam para transformar toda uma sociedade ! 
PORQUE NÃO USAR O CAPITALISMO, CONTRA O CAPITALISMO ? 

Caroline Stéphani Pinheiro - 1º ano (SS noturno)