domingo, 2 de novembro de 2014

O individualismo metodológico de Max Weber - a ciência focada no individuo

A ciência de Max Weber é a primeira na qual além de analisar a sociedade, ele parte primeiro do juízo de valores (opiniões), mas ele foca na ação social do indivíduo. 
Foge do tipo ideal estabelecido por uma sociedade ou grupo, ou seja, foge do normal. Analisando qual o papel do individuo na sociedade, sua ação perante aos outros. E afirmando que as leis são meios e não os fins de uma sociologia, que é um conhecimento geral.
É a primeira ciência que analisa criticamente a posição do individuo buscando compreender  suas particularidades e distinções, fazendo uma análise mais profunda do que só na sociedade. Esse método é conhecido como individualismo.
Desse modo essa ciência(sociologia) consiste mais em compreender do que transformar, apenas a política pode transformar. O que na pratica seria necessário uma análise bem profunda, e assim em outro momento poderia haver uma ação de intervenção. Sendo preciso que esse tempo entre ciência e política sejam separados.
Sendo assim, a análise mais profunda de uma pessoa corresponde a melhores compreensões e projetos acerca desta. Onde será levado em conta todos os seus aspectos, tanto pessoais quanto do meio em que este pertence. 

Larissa Gonçalves Ferreira, 1° SS Diurno 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário