segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sociologia como Weber

Em 21 abril 1824, nasceu na cidade Erfut Alemanha, um dos principais pensadores da sociologia. Max Weber por ser um dos pensadores mais recentes entre Durkheim e Marx, tem o conhecimento das ideias de ambos, compreendendo que a sociedade não funciona de forma tão simples e harmoniosa com pensam Comte e Durkheim. Mas também não propõem nenhuma revolução como faz  Marx.
Para Weber o papel da sociologia é observar e estudar a sociedade, buscado extrair ensinamentos e sistematizar os fenômenos sociais. O tipo ideal é algo construído na própria mente do indivíduo, racionalmente objetiva, que para Weber não existe tal "tipo ideal".
Ações sociais imitativas não são ações sociais, as ações sociais consideradas por Weber são respectivamente: a racional com relação à fins, racional com relação a valores, a social afetiva com relação a sentimentos e por ultimo a ação social tradicional com relação a costumes.
Não se deve pensar sociologia em meios de leis e sim no que realmente é, tentar entender o porque de tal influência social, para Max Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário