quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Descobrindo o Individualismo Metodológico


     Resolvi, vamos transformar o futuro, assim não da mais o capitalismo ta dominando nossas vidas, vou nas favelas dizer que eles estão sendo um bando de fracassados, vou na igreja dizer que são alienados, vou nas fabricas dizer que são escravos, afinal vou mudar tudo vou trazer o socialismo finalmente.
     Mais o pior aconteceu, os favelados disseram que sou louco, os religiosos que preciso de Deus, e os operarios que sou vagabundo; Ai pensei, a onde eu errei?
     Tive que pensar e acho que descobri, forcei muito na teoria marxista, esqueci de me adentrar na teoria weberiana. Não adianta só conhecer os meios de produção era preciso conhecer cada individuo.
     Pensei e achei, é hora de investigar cada individuo, de cada cultura diferente. Então achei uma riqueza de valores fascinante em cada uma delas, continuando  a teoria, consegui pensar mais além em que, se essa ação social existisse em todo o lugar ou pelo menos nas culturas mais nessecitadas, a politica poderia intervir em melhorias para cada necessidade.
     O socialismo em que eu tanto sonhava, era nada mais que um tipo ideal, eu ia acabar tirando os valores de cada um, transformando todos iguais, com chances enormes de transforma-los iguais a cidadãos da coreia do norte, sem valores, sem cultura e sem identidade.

                              José Carlos Duque de Oliveira 1 ano S.S. Noturno

Individuo como reflexo social

                   


Max Weber em seu método defini que para se entender o Estado deve se entender o individuo, tal que as partes forma o todo. A sociedade não é definida pelas ações deles, mas os indivíduos que definem a conduta social. Portanto é necessário a busca pela reforma do ser social e não suas ações, papel este desempenhado pela politica . 
Para ele, essa ação social pode ser dividida em quatro tipos:
1.1- Ação racional com relação a um objetivo: compreende o individuo, quando seus esforços os levam a algum objetivo.
1.2-Ação racional com relação a algum valor: onde o individuo se move na busca de interesses.
1.3-Ação efetiva ou emocional: chantagens e desculpas dadas pelo individuo para justificar seus atos.
1.4-Ação Tradicional: provavelmente os conceitos que carrega desda barriga da mãe, uma prova disso é o batizado que nunca fica da escolha do cidadão.
Seu método principal é mostrar a utopia social e depois mostrar o problema como realmente é,o que se denomina como Tipo Ideal, um exemplo disso pode ser as promessas perfeitas no papel mais na realidade  mal existe e ate mesmo as leis que muitas nos remete a esse pensar.  Teria mudanças na sociedade com esse pensamento ? Afinal se um rouba todos são julgados como marginais, se um engana todos religiosos são julgados como este, se um é corrupto a politica brasileira é uma roubalheira, mas se esquecem que o ser social criam diferentes conceitos durante sua existência e justificar o erro das minorias na massa é um 'pecado' deve-se refletir que o individuo é um reflexo social e a sociedade não é nada alem do que os oferecem a ela. 


“O destino de nossos tempos está caracterizado pela racionalização e intelectualização e, acima de tudo, pelo desencantamento do mundo.”

Maria Carolina Paulo Almeida-1° ano SS Noturno